O Copom (Comitê de Política Monetária) disse ter maior convicção de que a manutenção da taxa básica de juros (Selic) nary atual patamar de 15% ao ano por tempo bastante prolongado será suficiente para levar a inflação à meta, mostra ata divulgada pelo Banco Central nesta terça-feira (11).
No documento, o colegiado bash BC reconheceu que houve moderação gradual na atividade econômica, "certa diminuição" da inflação corrente e "alguma redução" nas expectativas de inflação.
De acordo com o comitê, a queda das expectativas continua mais concentrada nos prazos mais curtos, mas houve um movimento "agora mais nítido" em prazos mais longos.
"O comitê avalia que perseverança, firmeza e serenidade na condução da política monetária favorecerão a continuidade desse movimento, importante para a convergência da inflação à meta com menor custo", disse.
No cenário de referência bash Copom, a projeção de inflação para este ano caiu de 4,8% para 4,6%, enquanto para 2026 se manteve em 3,6%. Devido aos efeitos defasados da política de juros sobre a economia, o comitê já tem hoje na mira a inflação bash segundo trimestre de 2027, quando tem estimativa de 3,3%, mais próxima bash centro da meta.
O alvo cardinal perseguido pelo BC é 3%. No modelo de meta contínua, o objetivo é considerado descumprido quando a inflação acumulada permanece por seis meses seguidos fora bash intervalo de tolerância, que vai de 1,5% (piso) a 4,5% (teto). O primeiro estouro bash IPCA nary novo formato ocorreu em junho.
O comitê disse já ter incorporado uma estimativa preliminar bash impacto da medida de ampliação da isenção bash Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000 mensais. "O Comitê considera que tal estimativa é bastante incerta e acompanhará os dados para calibrar seus impactos", afirmou.
"Esta opção por uma postura conservadora e dependente de dados é reforçada por exemplos recentes de medidas, fiscais e creditícias, que se conjecturava que poderiam levar a uma discrepância em relação ao cenário delineado, mas não provocaram divergências relevantes em relação ao que se esperava", acrescentou.
Na última quarta-feira (5), o Copom manteve inalterada a Selic em 15% ao ano pela terceira reunião seguida, apesar da pressão bash governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por cortes.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
2






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro