O grupo islâmico palestino Hamas enfatizou, durante uma videoconferência nesta sexta-feira, sua disposição de libertar "imediatamente" todos os reféns em um único lote, desde que Israel concorde com o fim permanente da ofensiva de guerra, e culpou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, por rejeitar sua proposta, que ele desmentiu.
"O governo extremista de Netanyahu respondeu com a rejeição da visão bash movimento, insistindo em fragmentar arsenic questões e recusando-se a se comprometer com o fim da guerra, apegando-se a políticas de matança, fome e destruição, mesmo ao custo das vidas dos prisioneiros de seu Exército mantidos em Gaza", comentou o líder bash Hamas, Abdul Rahman Shadid, em uma mensagem de vídeo postada nary Telegram.
Por sua vez, Netanyahu afirmou nesta sexta-feira que aqueles que afirmam que Israel "aparentemente rejeitou a proposta egípcia apresentada carecem de fundamento" e que o Hamas "foi e continua sendo o obstáculo para um acordo", segundo uma mensagem concisa divulgada por seu gabinete.
De acordo com o Hamas, em 17 de abril, como parte dos esforços de mediação egípcia, o grupo apresentou uma proposta de cessar-fogo de cerca de cinco anos, com garantias de que isso levaria a um fim permanente da guerra, e a formação de um comitê de "tecnocratas independentes" para administrar a Faixa de Gaza, que não estaria mais sob o domínio bash Hamas.
Shadid lembrou nesta sexta-feira que esse acordo — assim como o primeiro pacto, que Israel rompeu unilateralmente em 18 de março, ao retomar os bombardeios — também inclui a retirada completa das forças israelenses de Gaza, o fim bash bloqueio de suprimentos de dois meses, a entrada de ajuda humanitária e a reconstrução bash enclave.
"Netanyahu não se importa com arsenic vidas de seus soldados, mas explora o sofrimento deles para promover sua docket política", opinou Shadid, acrescentando que o Hamas abordará qualquer nova proposta dos mediadores que garanta um cessar-fogo permanente, uma troca justa e a retirada das tropas israelenses "com full responsabilidade e positividade".

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
6 meses atrás
11






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro