1 mês atrás 12

Instagram espiona suas conversas? CEO esclarece dúvidas sobre a rede

O Instagram não espiona suas conversas — pelo menos é o que afirma o CEO da rede social, Adam Mosseri. Em um vídeo divulgado na plataforma, o executivo desmistificou a ideia de que o Instagram grava secretamente as conversas dos usuários para coletar informações e direcionar publicidade. Segundo ele, caso isso realmente acontecesse, “seria perceptível e uma bruta invasão de privacidade”. Vale mencionar que o posicionamento de Mosseri foi divulgado poucos dias após a big tech anunciar que, a partir de dezembro de 2025, as interações dos usuários com inteligência artificial (IA) serão utilizadas para personalizar o direcionamento de anúncios e conteúdos. Entenda, a seguir, mais sobre a questão.

Instagram espiona suas conversas? CEO da rede social afirma que não; entenda — Foto: Mariana Saguias/TechTudo Instagram espiona suas conversas? CEO da rede social afirma que não; entenda — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Instagram espiona suas conversas? CEO afirma que não

O mito de que o Instagram grava as conversas dos usuários não é recente. A ideia de espionagem, no entanto, tem sido usada por muitos como explicação para o surgimento instantâneo, na rede social, de conteúdos relacionados a algo que acabou de ser mencionado em um diálogo.

"Eu tenho muita paixão para falar sobre este assunto. Nós não ouvimos você! Isso seria uma bruta invasão de privacidade, gastaria muito a bateria e você perceberia. Além disso, veria uma luz indicando que o microfone está ligado”, disse Adam Mosseri.

Segundo o executivo, a explicação para o surgimento desse tipo de recomendação está no próprio comportamento do usuário ao navegar na internet. Ou, ainda conforme o CEO, se trata somente de uma coincidência, somada à influência da psicologia humana.

"Você pode ter visto aquele anúncio antes da conversa e não ter percebido. Nós rolamos a tela rapidamente, passamos pelos anúncios rapidamente e, às vezes, você internaliza um pouco disso — e isso acaba afetando o que você fala depois", afirmou Mosseri.

Interação com IA vai servir para personalizar recomendações nas plataformas da Meta

No início deste mês, a Meta anunciou que os usuários do WhatsApp, Instagram, Facebook e Threads serão notificados sobre mudanças na coleta de dados para recomendações de conteúdos e anúncios nas plataformas. A partir de dezembro, toda interação com inteligência artificial nos serviços da empresa será utilizada para alimentar os algoritmos responsáveis pelo direcionamento.

As conversas e interações com a Meta AI serão somadas a outras formas de coleta, como curtidas, páginas seguidas, entre outras. Após consultar a IA sobre determinado assunto, o usuário passará a receber recomendações de posts, grupos ou anúncios personalizados.

Veja também: Como descobrir quem parou de me seguir no Instagram? Conheça truque do ChatGPT

Como descobrir quem parou de me seguir no Instagram? Conheça truque do ChatGPT

Como descobrir quem parou de me seguir no Instagram? Conheça truque do ChatGPT

Mais recente Próxima Extensão do Chrome mostra quem deixou de te seguir no Instagram; confira
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro