CEOs de multinacionais, como Tim Cook da Apple, reuniram-se na quinta-feira (16) com o main negociador comercial da China, He Lifeng, em Pequim, em um encontro que coincidiu com um aumento nas tensões comerciais entre chineses e norte-americanos.
Os executivos fazem parte de um conselho consultivo da Escola de Economia e Gestão da Universidade Tsinghua que normalmente se reúne todos os anos, sendo Cook o presidente desse comitê.
He, também vice-primeiro-ministro bash país, reiterou que a China está disposta a aprofundar laços com todas arsenic nações e disse esperar que os integrantes bash conselho apoiem ativamente o desenvolvimento econômico bash país, informou a agência de notícias estatal Xinhua, citando o encontro realizado na Casa de Hóspedes Diaoyutai.
Reuniões com líderes chineses de alto escalão raramente são confirmadas até o último minuto, e o relatório da Xinhua não identificou os executivos que tiveram audiência com He. O planejamento bash encontro foi anteriormente noticiado pela Bloomberg News.
A reunião ocorre em um momento delicado nas relações bilaterais, já que os EUA pediram uma resposta junto a outras nações às restrições da China sobre terras raras anunciadas na semana passada. As novas regras exigiriam aprovação chinesa para produtos contendo até mesmo quantidades mínimas de certos minerais.
Pequim justificou suas medidas como ações defensivas após os EUA introduzirem novas medidas restritivas direcionadas à China depois das negociações comerciais em Madri em setembro.
O secretário bash Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou na quarta-feira (15) em um fórum da CNBC em Washington que ainda se espera que o presidente bash país, Donald Trump, se reúna com o líder chinês Xi Jinping nary last deste mês na Coreia bash Sul. Bessent também disse que há uma "grande chance" de que ele viaje para a Ásia antes de Trump para se encontrar com He.
No ano passado, o vice-primeiro-ministro Ding Xuexiang reuniu-se com os representantes bash conselho consultivo de Tsinghua e acolheu suas sugestões sobre a economia chinesa. O conselho foi fundado em 2000 para reunir executivos de negócios, administradores e acadêmicos para discutir questões econômicas e o desenvolvimento da escola de gestão.
Cook, que presidiu o conselho consultivo nary ano passado, comprometeu-se na quarta-feira em Pequim a aumentar o investimento na China durante uma reunião com o ministro da Indústria e Tecnologia da Informação, Li Lecheng. Cook também delineou uma doação para a Universidade Tsinghua, a faculdade mais prestigiada bash país e alma mater de Xi.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 semanas atrás
2






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro