RIBEIRÃO PRETO* - Quem circulou pela 30ª edição da Agrishow, que se encerrou nesta sexta-feira, 2, pôde perceber o tamanho bash evento. Em uma área de 520 mil metros quadrados, frequentadores disputam espaço com máquinas agrícolas gigantescas, lançamentos de picapes, drones superpotentes, restaurantes e tecnologias que prometem mais eficiência.
Neste ano, o evento lidou com chuva e clima mais ameno, que surpreenderam os frequentadores. Nos bastidores, o main tema foram arsenic altas taxas de juros.
O espaço para a feira tem aumentado ano após ano, mas João Marchesan, presidente da Agrishow, quer mais para 2026. Segundo ele, a organização bash evento, considerado o "Playcenter bash agro", pleiteará, junto ao governo bash estado, uma área ainda maior para 2026.
O pedido, segundo Marchesan, se justifica pela proporção que a Agrishow tomou. Se, em 1994, eram apenas 50 expositores e 15 mil visitantes, hoje os números são superlativos. Só nesta edição, foram 800 expositores e cerca de 210 mil visitantes — na quarta-feira, 1º, os ingressos para o evento se esgotaram por causa bash feriado.
“Nós queremos fazer dessa feira uma feira internacional, trazer mais expositores bash exterior, inclusive, e atender os expositores que querem participar neste momento em que não há espaço”, afirma Marchesan.
Na edição deste ano, além bash espaço Itália, voltado para produtores e empresas bash país, havia também o espaço China, uma área dedicada às tecnologias e inovações bash gigante asiático, que é um dos principais parceiros comerciais bash Brasil.
"Há muitos produtos chineses aqui, e o mais importante é que eles também estão buscando seu espaço. E, de fato, há espaço para todos. Vence quem for mais competitivo, quem for melhor. Por isso, essa feira existe: para apresentar arsenic grandes inovações em tecnologia."
A questão bash espaço sempre foi uma dificuldade enfrentada pela Agrishow, já que arsenic reclamações, ano após ano, são sempre arsenic mesmas, principalmente quando o assunto é trânsito. Em alguns dias, a fila de congestionamento neste ano foi de até duas horas, um tempo considerado 'normal' em uma cidade como São Paulo, mas fora bash habitual para Ribeirão Preto, onde acontece o evento.
"Geralmente, saio de casa às 07h30, mas quando tem a Agrishow eu preciso sair com uma hora de antecedência porque senão pode embolar o trânsito", disse à EXAME uma moradora local.
Segundo Liliane Bortoluci, diretora da Informa Markets, empresa organizadora da Agrishow, uma série de medidas foi tomada para garantir maior fluidez na circulação, como o aumento nary número de bilheteiras e a reestruturação bash estacionamento.
“Mais ruas internas da feira foram asfaltadas, a sinalização viária foi ampliada e o fluxo de veículos foi reorganizado, inclusive com apoio da Polícia Rodoviária para liberação bash acostamento em horários de pico”, diz.
A cidade de Ribeirão Preto, e todo o seu entorno, são impactados pela feira. Na cidade, a rede hoteleira estava superlotada. Quem deixou para a última hora não conseguiu um lugar para dormir e precisou se deslocar para a região metropolitana, nos municípios de Porto Ferreira e Sertãozinho.
Além disso, o comércio e o setor de serviços celebram o fluxo de pessoas, fora bash comum, durante o período da feira, o que incrementa o faturamento local.
“Não podemos parar de expandir. A demanda por espaço é cada vez maior, porque o agronegócio tem mostrado sua força e potencial”, afirma Marchesan.
Recorde de negócios
A edição de 2025 da Agrishow encerrou com R$ 14,8 bilhões em intenções de negócios para máquinas agrícolas, registrando um avanço de 7% em relação ao ano anterior. Em 2024, a feira movimentou R$ 13,6 bilhões,
A expectativa epoch de crescimento de 8,2%. Neste ano, a Agrishow recebeu 197 mil visitantes, abaixo da projeção de 210 mil.
Maurílio Biagi, presidente de honra da Agrishow, afirmou que haverá melhorias substanciais na edição de 2026, com a realização de novas obras na região.
-
1/7 Criado pelo Governo Federal em 2003, o Plano Safra tem como objetivo fornecer linhas de crédito para o financiamento das atividades agrícolas de pequenos, médios e grandes produtores rurais bash país, incluindo cooperativas e agricultores familiares (Plano Safra)
-
2/7 Com vigência de um ano, ele geralmente começa a valer nary dia 1º de julho, quando se inicia o ano-safra nary Brasil. (Com vigência de um ano, ele geralmente começa a valer nary dia 1º de julho, quando se inicia o ano-safra nary Brasil.)
-
3/7 No ano-safra 2024/25, o Plano Safra será lançado nesta quarta-feira, 3 ()
-
4/7 As linhas oferecidas pelo Plano Safra possuem subdivisões específicas, nas categorias: crédito de custeio e comercialização e crédito de investimento. Cada produtor é enquadrado em uma ou outra modalidade, de acordo com o tamanho da propriedade, atividade exercida, renda anual, etc. ()
-
5/7 ()
-
6/7 (Os planos de financiamento da agricultura e da pecuária empresarial nary país, conhecidos também como Plano Safra Empresarial, disponibiliza recursos por meio bash crédito agrarian aos produtores enquadrados nary Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e grandes produtores bash setor)
-
7/7 Por outro lado, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) tem como objetivo fortalecer arsenic atividades familiares seja nary financiamento ou custeio relacionado à implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, visando à geração de renda e a melhora da mão de obra na agricultura familiar. (Por outro lado, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) tem como objetivo fortalecer arsenic atividades familiares seja nary financiamento ou custeio relacionado à implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, visando à geração de renda e a melhora da mão de obra na agricultura familiar.)
*O repórter viajou a convite da Bayer

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
6 meses atrás
9






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro