9 horas atrás 3

12 animes de samurai cheios de ação que você precisa assistir

Os animes de samurai estão entre os favoritos dos otakus. Isso porque esses guerreiros são figuras emblemáticas dentro da cultura japonesa, fazendo com que sejam personagens bastante interessantes para as animações de diferentes gêneros, incluindo ação, comédia, aventura e fantasia. Não são poucas as produções que colocam esses lutadores da era feudal do Japão como protagonistas, como é o caso de Samurai de Olhos Azuis (2023), Onimusha (2023) e Samurai 7 (2004). Por sorte, esses e outros animes podem ser vistos em de plataformas de streaming como Amazon Prime Video, Crunchyroll e Netflix.

Para quem se interessa pelo tema e adora um anime repleto de cenas de luta de espadas, o TechTudo criou uma lista para você ficar por dentro das principais obras que homenageiam os espadachins lendários em produções de alta popularidade entre o público e crítica. Confira, a seguir, a sinopse, elenco e onde assistir cada um dos títulos.

 Divulgação/Netflix Samurai de Olhos Azuis foi um dos animes de maior sucesso da Netflix em 2023 — Foto: Divulgação/Netflix

Confira os animes de samurai mais afiados da cultura pop japonesa.

  1. Rurouni Kenshin (2023)
  2. Samurai Champloo (2004)
  3. Samurai de Olhos Azuis (2023)
  4. Onimusha (2023)
  5. Bright: Alma de Samurai (2021)
  6. Samurai 7 (2004)
  7. As Crônicas de Usagi: O Coelho Samurai (2022)
  8. Blade - A Lâmina do Imortal (2019)
  9. Afro Samurai (2007)
  10. Gintama (2006)
  11. Yasuke (2021)
  12. Monstros: A Maldição do Dragão (2024)

1. Rurouni Kenshin (2023)

Depois de uma famosa adaptação nos anos 1990, o mangá Rurouni Kenshin (também conhecido como Samurai X) ganhou uma nova versão em 2023, que já está disponível no Crunchyroll. A segunda adaptação do mangá de Nobuhiro Watsuki narra a jornada de redenção de Himura Kenshin, um espadachim pacifista e determinado a ajudar as pessoas pelo caminho. Tal comportamento é uma mudança ao seu ofício anterior, onde Kenshin era um impiedoso assassino de aluguel conhecido como "battoussai" (retalhador).

A dublagem nacional conta com Caio Guarnieri (My Hero Academia), Mayara Stefane (Suzume), Renan Alonso (Rick & Morty) e Caio Freire (Bridgerton). Em votação do público no IMDb, o show obteve nota 8 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Nova animação do samurai errante Kenshin está presente no catálogo do Crunchyroll — Foto: Reprodução/The Movie Database

2. Samurai Champloo (2004)

Misturando lutas de espadas com hip hop, Samurai Champloo segue uma linha anacrônica e diferentona para as antigas epopeias de samurais. Criada e dirigida por Shinichirō Watanabe, mesmo criador de Cowboy Bebop, a animação do Crunchyroll se passa durante o período Edo no Japão (entre 1603 a 1868). Os protagonistas dessa história repleta de aventuras e confusões são Mugen, um guerreiro cujo estilo de luta lembra o break-dancing; Jin, um samurai errante e solitário; e Fuu, uma garçonete adolescente que quer encontrar um samurai "com cheiro de girassóis".

A jornada do trio ocorre em meio à profundas mudanças sociais e culturais em um Japão, que começa a se abrir, aos poucos, para a cultura estrangeira. Na dublagem BR estão presentes Ettore Zuim (Marley & Eu) e os saudosos José Luiz Barbeito (Yu Yu Hakusho) e Iara Riça (As Meninas Superpoderosas). Samurai Champloo possui aprovação de 89% no Rotten Tomatoes e nota 8,5 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Anime tem direção de Shinichirō Watanabe, mesmo diretor de Cowboy Bebop — Foto: Reprodução/The Movie Database

3. Samurai de Olhos Azuis (2023)

Anime exclusivo da Netflix, Samurai de Olhos Azuis narra a história de Mizu, uma espadachim mestiça nascida durante o período Edo no Japão. Por conta de sua origem miscigenada, sendo parte japonesa e parte branca europeia, a protagonista é considerada uma pária no seu país. Ela busca se vingar de quatro homens brancos que vivem ilegalmente no país mesmo com o fechamento das fronteiras para estrangeiros. Mas um desses homens é seu próprio pai.

A Netflix convocou um time de astros para a dublagem. Estão presentes Maya Erskine (série Sr. e Sra. Smith), George Takei (Jornada nas Estrelas), Masi Oka (Heroes), Cary-Hiroyuki Tagawa (Mortal Kombat), Brenda Song (A Rede Social), Randall Park (Meu Eterno Talvez), Kenneth Branagh (A Noite das Bruxas), entre outros. A criação ficou por conta de Amber Noizumi e Michael Green. Samurai de Olho Azul conta com aprovação de 97% no Rotten e nota 8,7 no IMDb.

 Divulgação/IMDb Animação mostra a jornada de uma jovem samurai em busca de vingança — Foto: Divulgação/IMDb

A franquia de games de ação e RPG da Capcom ganhou, em novembro de 2023, sua primeira adaptação em série. Presente na Netflix, Onimusha é protagonizado por Musashi Miyamoto, um samurai errante que, durante o período Edo, fica encarregado de proteger uma espada com dons sobrenaturais. Ao passo que Musashi destrói zumbis e absorve suas almas graças ao instrumento, mais ele fica corrompido por esse poder sombrio.

Fazem parte da dublagem nacional Luiz Carlos Persy (a voz de Joel de The Last of Us), Carolina Iecker (O Esquadrão Suicida), Duda Ribeiro (Yu Yu Hakusho) e Thiago Fagundes (Danny Phantom). O anime conquistou 100% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, enquanto no IMDb a nota é de 6,8.

 Reprodução/The Movie Database Adaptação do famoso jogo de espadachins está presente na Netflix — Foto: Reprodução/The Movie Database

5. Bright: Alma de Samurai (2021)

Entrando no território dos filmes, um dos longas disponíveis na Netflix protagonizado por espadachins é Bright: Alma de Samurai. O título é na verdade um spin-off do longa de ação e fantasia Bright (2017), protagonizado por Will Smith (Emancipation) e Joel Edgerton (O Enigma de Outro Mundo). Com direção de Kyohei Ishiguro (Palavras que Borbulham como Refrigerante), o filme narra a aliança de um samurai humano e um assassino orc para salvar uma elfa órfã de um inimigo em comum.

Os personagens principais são dublados por Olavo Cavalheiro (Frozen), Philippe Maia (o Sam de Sobrenatural) e Luiza Porto (Elementos). No Rotten, a avaliação mediana da crítica rendeu ao show aprovação de 40%. Já no IMDb, a votação do público garantiu nota 5,5.

 Reprodução/The Movie Database Alma de Samurai dá seguimento ao filme de Bright, exclusivo da Netflix — Foto: Reprodução/The Movie Database

O influente filme Os Sete Samurais (1950), do diretor Akira Kurosawa, inspirou o anime Samurai 7, que reconta a história do cineasta dentro de uma perspectiva de fantasia e retrofuturismo. No enredo, a sacerdotisa Kirara parte em busca de um grupo de samurais habilidosos para que eles salvem uma pequena aldeia rural de invasores sanguinários.

A versão nacional contou com as vozes de Silvia Suzy (Avatar: O Caminho da Água), Flora Paulita (Senhor dos Anéis: Anéis de Poder), Tatá Guarnieri (Samurai X) e Ricardo Sawaya (The Office). No momento, o anime não está disponível para streaming nacional, o que pode frustar os otakus brasileiros fãs do estilo. No IMDb, a média é de 7,6.

 Reprodução/The Movie Database Samurai 7 faz uma releitura do filme Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa — Foto: Reprodução/The Movie Database

7. As Crônicas de Usagi: O Coelho Samurai (2022)

Criado pelo desenhista nipo-americano Stan Sakai, o coelho samurai Usagi Yojimbo está presente no universo dos quadrinhos desde 1987, mas só em 2022 o personagem ganhou uma série própria. As Crônicas de Usagi: O Coelho Samurai é uma produção da Netflix protagonizada por Yuichi Usagi, descendente distante do coelho samurai que vive em um período retrofuturista. Junto com outros amigos guerreiros e antropormóficos, o adolescente encara diversos inimigos monstros, alienígenas e ninjas rivais.

Estão presentes na versão brasileira Robson Kumode (Naruto), Renato Soares (Capitã Marvel) e Andressa Andreatto (Scott Pilgrim: A Série). As Crônicas de Usagi: O Coelho Samurai recebeu nota 6,3 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Animação da Netflix expande o universo do samurai Usagi, presente nos quadrinhos desde 1987 — Foto: Reprodução/The Movie Database

8. Blade - A Lâmina do Imortal (2019)

De tão famoso pelo mundo, Blade - A Lâmina do Imortal obteve duas adaptações animadas, sendo uma em 2008 e outra em 2019. Esta última é distribuída mundialmente pelo Amazon Prime Video. A versão recente da obra de Hiroaki Samura novamente narra a jornada Manji, um samurai errante que tem o dom da imortalidade. Ele usa desse privilégio (e também maldição) para ajudar na vingança de Rin, uma jovem que teve seus pais mortos por um grupo de mestres espadachins.

O anime, que está apenas legendado no Prime Video, conta com as vozes japonesas de Kenjirô Tsuda (As Coisas Simples da Vida), Ayane Sakura (DanDanDan) e Tatsuhisa Suzuki (Kengan Ashura). No IMDb, a nota é de 6,7.

 Reprodução/The Movie Database Blade - A Lâmina do Imortal acompanha um espadachim amaldiçoado com a vida eterna — Foto: Reprodução/The Movie Database

Outro anime que aproveita a cultura negra para construção de enredo é Afro Samurai, anime baseado no mangá de Takashi Okazaki. Com apenas cinco capítulos, a série presente no Crunchyroll é protagonizada por samurai negro que vive em uma versão futurista do Japão feudal. O guerreiro busca vingança pela morte de seu pai, assassinado por um pistoleiro chamado Justice. Junto com o anime o Crunchyroll disponibilizou também Afro Samurai: Resurrection, telefilme de 2009 que conta com Samuel L. Jackson (Invasão Secreta) e Lucy Liu (Shazam! Fúria dos Deuses) nos papéis principais. Afro Samurai tem nota 7,6 no IMDb.

 Divulgação/Crunchyroll A série 'Afro Samurai' é baseada em um mangá de mesmo nome — Foto: Divulgação/Crunchyroll

Gintama não é só um anime de samurai, como também é uma das animações de comédia mais celebradas entre o público. O título baseado no mangá de Hideaki Sorachi acompanha um espadachim chamado Gintoki, que vive em uma realidade alternativa do período Edo, onde o Japão foi dominado por invasores alienígenas. Com pouquíssima moral, o antiherói aceita todo o tipo de trabalho para sobreviver, incluindo participar de aventuras que fazem referências a outros mangás/animes famosos, como Dragon Ball Z e Naruto.

O show conta com as vozes brasileiras de Arnaldo Tavares (The Prince of Tennis II), Lenny Fonseca (South Park), Marta Rhaulin (The Crown) e Lilian Viana (Fear of The Walking Dead). Disponível no Crunchyroll, o anime tem nota 8,7 no IMDb.

 Divulgação/IMDb Gintama é um anime que mistura ficção científica, aventura e comédia — Foto: Divulgação/IMDb

Personagem lendário dentro do imaginário japonês, o samurai negro Yasuke recebeu, em 2021, uma animação exclusiva na Netflix em parceira com o estúdio MAPPA. No enredo, o samurai africano deixou a vida de lutas e batalhas de lado para viver de forma pacífica como barqueiro. Mas ele precisa retornar ao seu antigo posto para ajudar uma garota com poderes especiais.

A dublagem americana conta com as vozes de LaKeith Stanfield (Atlanta), Maya Tanida (O Chefinho: De Volta ao Berço), William Christopher Stephens (Os Vingadores) e Darren Criss (Glee). A animação recebeu aprovação de 93% no Rotten Tomatoes e nota 6,2 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Yasuke se baseia na história do primeiro samurai negro — Foto: Reprodução/The Movie Database

12. Monstros: A Maldição do Dragão (2024)

Se você tem 25 minutos sobrando, então já pode gastá-lo vendo Monstros: A Maldição do Dragão. Esse é um ONA (animação original para internet, em português) baseado no mangá de edição única criado por Eiichiro Oda. A história é canônica dentro do universo de One Piece, obra mais famosa de Oda. Cerca de 400 anos antes dos eventos originais, acompanhamos o samurai Ryuma sendo encarregado de derrotar um dragão poderoso. No meio da aventura, ele dá de cara com problemas inesperados e pessoas aleatórias.

A dublagem brasileira conta com as vozes de Ítalo Luiz (Mob Psycho 100), Michelle Giudice (Game of Thrones), Orlando Viggiani (Os Jetsons) e Yuri Chesman (o Saitama de One-Punch Man). Em votação dos usuários no IMDb, o anime recebeu nota 7,6 e está disponvível na Netflix.

 Reprodução/The Movie Database Monsters é uma história canônica dentro do universo de One Piece — Foto: Reprodução/The Movie Database

Com informações de Amazon Prime Video, Crunchyroll, IMDb (1, 2), Netflix, Rotten Tomatoes

🎥Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona

 veja preço dos planos, catálogo e como funciona

Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro