7 horas atrás 3

12 novelas da Globo dos anos 80 para reassistir no streaming hoje mesmo

aAs novelas da Globo dos anos 80 dominavam grande parte dos televisores das casas do país, atingindo records históricos de audiência. Tradição cultural e fonte de lazer, as novelas antigas costumam levar, através das tramas ficcionais, debates sociais, políticos e temas diversos do cotidiano brasileiro. É o caso de novelas como Vale Tudo (1988), O Salvador da Pátria (1989) e Bebê a Bordo (1988). Por sorte, essas novelas clássicas podem ser assistidas no Globoplay para relembrar suas tramas que misturam mistérios, romances e comédia.

Para quem gosta de relembrar alguns dos folhetins de maior sucesso da TV Globo ou quer apenas voltar no tempo, confira uma lista com 12 de novelas dos anos 80 disponíveis no catálogo de streaming que você pode maratonar hoje mesmo. Em cada item você confere informações sobre enredo, elenco e repercussão.

O mistério 'Quem matou Odete Roitman?', de Vale Tudo (1988) dominou as conversas em todo o Brasil e gerou concursos, premiando quem acertasse o nome do assassino — Foto: Reprodução/Memória Globo O mistério 'Quem matou Odete Roitman?', de Vale Tudo (1988) dominou as conversas em todo o Brasil e gerou concursos, premiando quem acertasse o nome do assassino — Foto: Reprodução/Memória Globo

Na lista organizada pelo TechTudo, você vai encontrar as seguintes novelas da Globo dos anos 80 para reassistir e maratonar no Globoplay:

  1. Roque Santeiro (1985)
  2. Vale Tudo (1988)
  3. Água Viva (1980)
  4. Top Model (1989)
  5. Baila Comigo (1981)
  6. Cambalacho (1986)
  7. Vereda Tropical (1984)
  8. O Salvador da Pátria (1989)
  9. Pão-Pão, Beijo-Beijo (1983)
  10. Que Rei Sou Eu? (1989)
  11. Brega & Chique (1987)
  12. Bebê a Bordo (1988)

Na fictícia cidade de Asa Branca, Roque Santeiro é um falso santo que, supostamente, morreu como um mártir ao defender a cidade do bandido Navalhada. Reaparecendo vivíssimo 17 anos depois, Roque Santeiro põe em risco o poder e a riqueza de figurões como, o padre Hipólito, o prefeito Florindo Abelha, o comerciante e explorador da imagem do santo Zé das Medalhas e o temido fazendeiro Sinhozinho Malta, amante da viúva Porcina.

Roque Santeiro (1985) é uma novela de Dias Gomes (O Bem-Amado), com coautoria de Aguinaldo Silva (Fina Estampa) e direção de Paulo Ubiratan (Tieta), Jayme Monjardim (Olga), Gonzaga Blota (Tropicaliente) e Marcos Paulo (Faroeste Caboclo). O elenco conta com Lucinha Lins (Sentença), Yoná Magalhães (Tapas & Beijos), Claudia Raia (Verão 90), Fábio Jr. (Pedra Sobre Pedra), Patrícia Pillar (Zuzu Angel), Tony Tornado (A Divisão), entre outros. Roque Santeiro recebe nota 8,8 no IMDb.

 Reprodução/Memória Globo Sinhozinho Malta (Lima Duarte) é fazendeiro e chefe político em Asa Branca em Roque Santeiro — Foto: Reprodução/Memória Globo

Focada na discussão sobre honestidade e desonestidade, Vale Tudo narra a discrepância de caráter entre mãe e filha. Enquanto Raquel é uma pessoa íntegra, sua filha Maria de Fátima é uma jovem inescrupulosa, que não mede esforços para alcançar a riqueza. Nos capítulos finais, a poderosa empresária Odete Roitman é assassinada, gerando um dos maiores mistérios da televisão brasileira. O país parou para desvendar: quem matou Odete Roitman?

Com autoria de Gilberto Braga (O Dono do Mundo), Aguinaldo Silva (Império) e Leonor Bassères (O Dono do Mundo), Vale Tudo foi dirigida por Ricardo Waddington (A Favorita) e Paulo Ubiratan (Por Amor) com direção-geral de Dennis Carvalho (JK). O elenco traz nomes como Regina Duarte (História de Amor), Glória Pires (Terra e Paixão), Antonio Fagundes (Duas Caras), Reginaldo Faria (Barra Pesada), Cássio Gabus Mendes (Todas as Flores), Renata Sorrah (Filhas de Eva) e mais. No IMDb, a nota da trama é 9,0.

 Reprodução/Memória Globo Regina Duarte e Glória Pires são mãe e filha na marcante Vale Tudo (1988) — Foto: Reprodução/Memória Globo

A trama central de Água Viva traz um triângulo amoroso entre os irmãos Miguel, um cirurgião plástico de sucesso, e Nélson Fragonard, um bon vivant, e a ambiciosa Lígia. Ambientada no Rio de Janeiro, a novela é marcada por cenas praianas e ensolaradas e por uma polêmica cena de topless na praia, feito pelas personagens Stella, Beth e Gilda.

Tendo no elenco estrelas como Lucélia Santos (Engraçadinha), Mauro Mendonça (A Muralha), Beatriz Segall (Desmundo), Natália do Vale (A Próxima Vítima), Cláudio Cavalcanti (Pai Herói), Kadu Moliterno (Cabocla), Arlete Salles (Arlete Salles) e Isabela Garcia (Irmãos Coragem), Água Viva tem direção de Paulo Ubiratan (A Próxima Vítima) e Roberto Talma (O Profeta) e autoria de Gilberto Braga (Celebridade) e Manoel Carlos (Mulheres Apaixonadas). Sua nota no site agregador IMDb é 8,1.

 Reprodução/Memória Globo Miguel Fragonard (Raul Cortez) disputa o amor de Lígia (Betty Faria) com seu irmão, Nélson (Reginaldo Faria) em Água Viva — Foto: Reprodução/Memória Globo

Sucesso entre as jovens dos anos 80, Top Model despertou o sonho da carreira de modelo em muitas delas. Duda é a garota propaganda da confecção Covery, propriedade dos irmãos Gaspare Alex Kundera que, tendo personalidades opostas, disputam tudo na vida, até a atenção da mãe, Morgana. Alex se apaixona por Duda, mas a moça só tem olhos para Lucas, que veio para o Rio de Janeiro em busca da identidade do seu pai: Gaspar ou Alex.

A novela Top Model foi escrita por Walther Negrão (A Casa das Sete Mulheres) e Antonio Calmon (Vamp) e dirigida por Mário Márcio Bandarra (A Padroeira), Fred Confalonieri (Araponga) e Roberto Talma (Toma Lá, Dá Cá). A novela, que tem nota 6,9 no IMDb, tem no casting os atores Malu Mader (Celebridade), Marcelo Faria (Espelho da Vida), Gabriela Duarte (A Lei do Amor), Rita Lee (Tanta Estrela Por Aí...), Susana Vieira (Éramos Seis), Evandro Mesquita (Justiça) e grande elenco.

 Reprodução/Memória Globo Malu Mader interpretou a jovem Duda em Top Model (1989) e influenciou muitas moças da época a buscarem a carreira de modelo de passarela — Foto: Reprodução/Memória Globo

Os gêmeos idênticos Quinzinho e João Victor foram separados ainda bebês e cresceram sem saber da existência um do outro. Enquanto João Victor foi criado pelo pai, Joaquim Gama, Quinzinho ficou com a mãe, Helena. João Victor é sério, tímido e um bem-sucedido e ético advogado. Já Quinzinho é um típico e extrovertido carioca, que trabalha como bancário e sonha em ser piloto de helicóptero. Entre encontros e desencontros, os gêmeos só se conhecem nos capítulos finais da novela.

Baila Comigo (1981) foi escrita por Manoel Carlos (Viver a Vida) e tem direção de Roberto Talma (Pé na Cova) e Paulo Ubiratan (Pedra Sobre Pedra), que relatam a emoção e dificuldade de realizar a cena do encontro dos gêmeos, já que os recursos tecnológicos da época eram limitados. Tony Ramos (Terra e Paixão), Milton Gonçalves (Pixinguinha, Um Homem Carinhoso), Betty Faria (A Dona do Pedaço), Fernanda Montenegro (Ainda Estou Aqui) são nomes que complementam o elenco da trama, que recebe nota 7,7 no IMDb.

 Reprodução/Memória Globo Em Baila Comigo (1981), Tony Ramos interpreta os irmãos gêmeos separados ainda bebês, Quinzinho e João Victor — Foto: Reprodução/Memória Globo

Naná e Gegê são os parceiros trambiqueiros que fazem todo tipo de cambalacho para sobreviver. Para aliviar a culpa por seus golpes, Naná adota crianças de rua. Sua vida sofre uma reviravolta quando seu suposto pai, Antero, com quem não mantinha contato, desaparece em um acidente e é dado como morto, deixando-a como a única herdeira, o que não deixa sua viúva, Andréia, nada contente.

Responsável pela popularização do termo 'cambalacho' para designar fraudes e trapaças, a novela de Silvio de Abreu (Passione) conta com a direção de Jorge Fernando (Êta Mundo Bom!) e Del Rangel (Casamento Blindado). O elenco da trama possui nomes de peso como Fernanda Montenegro (Ainda Estou Aqui), Débora Bloch (Mar do Sertão), Regina Casé (Amor de Mãe), Edson Celulari (Ainda Somos os Mesmos), Luiz Fernando Guimarães (Cordel Encantado). No site avaliador IMDb, a nota de Cambalacho é 7,7.

 Reprodução/Memória Globo Gegê (Gianfrancesco Guarnieri) e Naná (Fernanda Montenegro) formam o casal trambiqueiro em Cambalacho (1986) — Foto: Reprodução/Memória Globo

7. Vereda Tropical (1984)

Em Vereda Tropical, a jovem Silvana, órfã desde menina e criada pela avó Da Paz, é operária da fábrica de perfumes CPP, onde conhece e se apaixona por Victor, de quem engravida. Após abandoná-la grávida, o jovem morre em um acidente de carro. Quando Zeca nasce, o pai de Victor, Oliva decide disputar com Silvana pela guarda do menino.

Avaliada com nota 7,9 no IMDb, a trama Vereda Tropical é assinada por Carlos Lombardi (Guerra dos Sexos) e direção de Jorge Fernando (Ti Ti Ti) e Guel Arraes (O Auto da Compadecida). O elenco da novela é composto por Lucélia Santos (Engraçadinha), Georgia Gomide (O Quinto dos Infernos), Gianfrancesco Guarnieri (Terra Nostra), Marieta Severo (Verdades Secretas), Cristina Pereira (Salve-se Quem Puder), Marcos Frota (O Grande Circo Místico), entre outros.

 Reprodução/Memória Globo Zeca (Jonas Torres), Da Paz (Norma Geraldi) e Silvana (Lucélia Santos) em Vereda Tropical (1984) — Foto: Reprodução/Memória Globo

8. O Salvador da Pátria (1989)

O boia-fria Sassá Mutema é forçado a casar com a jovem Marlene em uma tentativa de abafar os boatos sobre o caso extraconjugal do deputado federal Severo Toledo Blanco com a moça. O radialista Juca Pirama descobre o adultério e passa a explorar a história. Quando Juca e Marlene são encontrados mortos, Sassá é acusado de assassinato, mas consegue provar sua inocência com a ajudar de Clotilde. Sassá ganha popularidade e apoio político para se tornar prefeito de sua cidade.

Passada em um importante momento da política brasileira, O Salvador da Pátria (1989) foi escrita por Lauro César Muniz (Chiquinha Gonzaga) e dirigida por Paulo Ubiratan (Meu Bem, Meu Mal), Gonzaga Blota (O Fim do Mundo), José Carlos Pieri (Linha Direta) e Denise Saraceni (Pixinguinha, Um Homem Carinhoso). Nomes como Lima Duarte (Aruanas), Francisco Cuoco (O Astro), José Wilker (Isolados), Suzy Rêgo (Morde & Assopra), Maurício Mattar (O Profeta) e Susana Vieira (Amor à Vida) complementam o elenco da trama, que tem nota 7,1 no IMDb.

 Reprodução/Memória Globo Lima Duarte é o ingênuo e injustiçado Sassá Mutema em O Salvador da Pátria (1989) — Foto: Reprodução/Memória Globo

9. Pão-Pão, Beijo-Beijo (1983)

Tendo uma rica família italiana como núcleo central da trama, Pão-Pão, Beijo-Beijo também conta com um núcleo nordestino, com os dois se cruzando logo no primeiro capítulo em um acidente de trânsito entre o motorista de ônibus Ciro, o transportador de mercadorias Soró, e Bruna, que é rica, autoritária e de temperamento forte. Despedidos após o acidente, Ciro e Soró são contratados pela família de Bruna para trabalhar na rede de cantinas italianas.

O triângulo amoroso formado entre Ciro, Bruna e sua irmã Luiza é o ponto alto da trama escrita por Walther Negrão (A Casa das Sete Mulheres) e dirigida por Gonzaga Blota (O Mapa da Mina) e Henrique Martins (Pícara Sonhadora). Com nota 8,0 no IMDb, Pão-Pão, Beijo-Beijo traz no elenco importantes nomes como Lélia Abramo (A História de Ana Raio e Zé Trovão), Mario Benvenutti (O Fuscão Preto), Flora Geny (O Menino Arco-Íris), Regina Dourado (Anjo Mau) e Laura Cardoso (O Outro Lado do Paraíso).

 Reprodução/Memória Globo Mamma Vitória (Lélia Abramo) comanda a família italiana, controlando os filhos e netos em Pão-Pão, Beijo-Beijo (1983) — Foto: Reprodução/Memória Globo

10. Que Rei Sou Eu? (1989)

No fictício reino de Avilan, o povo miserável não aguenta mais sofrer nas mãos de governantes corruptos. Quando o rei Petrus II morre, o conselho convence a rainha Valentine a dar a coroa ao mendigo Pichot ao invés de coroar o filho bastardo do rei, Jean Pierre, seu único herdeiro. Jean Pierre lidera um grupo de revolucionários para derrubar o conselho e recuperar o poder, enquanto divide seu amor entre a revolucionária e a nobre Suzanne.

Dirigida por Jorge Fernando (Sete Pecados), Fabio Sabag (De Corpo e Alma), Mário Márcio Bandarra (Brava Gente) e Lucas Bueno (Sassaricando), Que Rei Sou Eu? é assinada por Cassiano Gabus Mendes (Elas por Elas). O casting da trama de época, que tem nota 8,6 no IMDb, é composto por estrelas como Marieta Severo (A Voz do Silêncio), Daniel Filho (As Brasileiras), Dercy Gonçalves (Deus Nos Acuda), Cláudia Abreu (Sutura), Vera Holtz (Tia Virgínia), Jorge Dória (Os Normais) e Aracy Balabanian (Pega Pega).

Jean Pierre (Edson Celulari) é o filho bastardo do rei, em Que Rei Sou Eu? (1989), e uma das suas paixões é a jovem revolucionária Aline (Giulia Gam) — Foto: Reprodução/Memória Globo Jean Pierre (Edson Celulari) é o filho bastardo do rei, em Que Rei Sou Eu? (1989), e uma das suas paixões é a jovem revolucionária Aline (Giulia Gam) — Foto: Reprodução/Memória Globo

11. Brega & Chique (1987)

A bem-humorada Brega & Chique narra a ascensão de Rosemere da Silva e a queda de Rafaela Alvaray. Aparentemente, as duas não têm nada em comum, mas o que as une é o fato de serem casadas com o mesmo homem sem saber. Por coincidência do destino, elas acabam se tornando amigas. O homem forja sua própria morte para uma delas e foge do país deixando a outra com dinheiro. Ao retornar ao Brasil, com outro nome e fisionomia, Cláudio Serra procura ambas, que acabam descobrindo toda a história.

Escrita por Cassiano Gabus Mendes (Marrón Glacé), Brega & Chique foi dirigida pelo time Jorge Fernando (Macho Man), Carlos Magalhães (Aquarela do Brasil) e Marcelo de Barreto (Pantanal). No elenco da divertida trama, estão nomes como Glória Menezes (A Favorita), Marília Pera (Pé Na Cova), Jorge Dória (Suave Veneno), Nívea Maria (Dona Flor e Seus Dois Maridos), Dennis Carvalho (Babilónia), Patricya Travassos (A Vila), Tarcísio Filho (Casos e Acasos), Marcos Paulo (Cara & Coroa) e Patrícia Pillar (A Favorita). No IMDb, a novela é avaliada com nota 8,0.

 Reprodução/Memória Globo Brega & Chique (1987) marcou o horário das 19h na TV com uma trama humoristica e muito divertida — Foto: Reprodução/Memória Globo

O tema central de Bebê a Bordo são as relações familiares, abordadas de forma bem-humorada no enredo da novela. Ana dá à luz uma menina, Helena, no carro de Tonico Ladeira, após se envolver em um assalto. Para conseguir fugir da polícia, a moça abandona a bebê, que fica aos cuidados do motorista. Laura, mãe de Ana, que também a abandonou no passado, resolve procurar a filha e, ao descobrir que tem uma neta, decide lutar pela guarda da criança.

A novela de Carlos Lombardi (Pé na Jaca) e direção de Roberto Talma (Kubanacan), Antonio Rangel (Meu Pé de Laranja Lima), Marcelo de Barreto (Anos Dourados) e Paulo Trevisan (Juba & Lula) sofreu cortes de cena à época por conta da Censura, que quase impediu a trama de ir ao ar. Após idas a Brasília para garantir sua exibição, Bebê a Bordo conseguiu ir ao ar, tendo no elenco Maria Zilda Bethlem (Aquele Beijo), José de Abreu (Mar do Sertão) e Nicette Bruno (Órfãos da Terra). No IMDb, a trama tem nota 7,4.

 Reprodução/Memória Globo Ana (Isabela Garcia) deu à lua a pequena Helena dentro de um carro em Bebê a Bordo (1988) — Foto: Reprodução/Memória Globo

Com informações de Memória Globo (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12) e IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12).

🎥Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

 veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro