Derrotado no critério de idade após empatar com a atual presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB), na disputa pelo comando da Casa no próximo biênio, o deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade) estuda entrar com uma ação na Justiça para contestar a eleição da adversária e a própria regra de desempate.
Iracema é aliada do governador Carlos Brandão (PSB). Já Othelino é próximo do ex-governador e atual ministro do STF Flávio Dino. Ele também é marido da senadora Ana Paula Lobato (PSB), suplente que assumiu quando Dino foi para o Supremo.
Na última quarta-feira (13), Iracema e Othelino receberam 21 votos na votação do plenário.
O regimento interno da Assembleia determina que, caso haja empate na eleição para a Mesa Diretora, o mais idoso vencerá a disputa. Iracema tem 56 anos e Othelino, 49.
Othelino critica o critério e aponta supostas irregularidades na eleição. Ele afirma que houve uma reunião logo após o anúncio do empate da qual não participou. "E o outro aspecto que precisa ser avaliado é a questão do critério de desempate. Embora esteja escrito no regimento, a lei máxima, na hierarquia das leis, é a Constituição. Então tem que avaliar se esta regra, de fato, é legal."
A Constituição não especifica a forma de eleição dos membros da mesa diretora de Câmara dos Deputados e Senado Federal. No regimento interno da Câmara, há um dispositivo que, em caso de empate, será eleito o candidato mais idoso, dentre os de maior número de legislaturas.
Iracema está em seu primeiro mandato como deputada estadual, enquanto Othelino está em seu quarto mandato. O deputado estadual afirma que o regimento da Câmara é uma boa referência.
O parlamentar diz que estuda acionar a justiça nos próximos dez dias. "Estou aqui com os advogados avaliando quais os caminhos a seguir. Nós estamos inicialmente avaliando o protocolar aqui, no Tribunal de Justiça do Maranhão", ressaltou. "Eles estão juntando os elementos, a questão da conduta entre uma votação e outra."
A disputa expõe o racha entre aliados do governador e do ministro do STF no Maranhão. Aliados de Dino veem descumprimento de acordos firmados antes das eleições de 2022 com partidos de sua base.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro