3 dias atrás 7

Guardiões da floresta: Como indígenas usam o celular na preservação da Amazônia

A constelação da Jararaca é uma das mais significativas na astronomia dos Tukano, e divide-se em: lúmen (aña siõkha), cabeça (aña dupoá), ovos (aña diepá) e cauda (aña pihkorõ). Normalmente, tais divisões representam eventos como enchentes e períodos de estiagem. Hoje, porém, estes períodos tendem a ser influenciados pelas alterações climáticas.

E essas mudanças também podem ser identificadas na documentação realizada pelos AIMAS. "Quinta-feira, 8 de abril de 2021: manhã totalmente nublada. Dias 9, 10, 11 de abril [...]. O rio já encheu grande, enchente grande, encheu igapó, não teve mais verãozinho de três ou quatro dias. Veio a fruta, mas não verão do Umari", afirma o registro de Damião Amaral Barbosa, da etnia Yeba Mahsã, realizado no rio Tiquié.

Rogelino Tukano documenta diariamente todas as informações observadas no seu iPad, ou em um smartphone. Já o registro nos diários permite descrições mais detalhadas do cotidiano, de histórias dos anciões e outras observações que não se encaixam no formato de tabela de um formulário eletrônico.

Quando falta energia elétrica nas comunidades, os AIMAS recorrem ao diário para manterem os registros atualizados. Na maioria das comunidades, o carregamento das baterias dos iPads e telefones é feito por meio de um sistema fotovoltaico.

Já o acesso à internet tem sido facilitado pelos satélites de baixa órbita. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Starlink, do bilionário Elon Musk, é o serviço de internet mais utilizado na região Norte do Brasil. Desde 2022, a empresa expande essa rede na Amazônia, tendo hoje antenas em 90% das cidades do Norte. No entanto, a conexão de áreas mais preservadas e remotas também gera preocupação no governo - sobretudo em função do seu uso nas áreas de garimpo ilegal.

Fonte de renda extra

O projeto é ainda uma fonte de renda alternativa para seus integrantes. Pesquisadores ouvidos pela DW afirmam que essa possibilidade também contribui para evitar que indígenas - principalmente os mais jovens - recorram ao trabalho altamente exploratório no garimpo ilegal, que normalmente inclui longas e exaustivas jornadas, além do risco de várias outras formas de abuso.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro