2 semanas atrás 4

Lula diz que chefe do FMI 'deve saber de tudo, menos de economia'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, durante evento no Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (5) que a líder do FMI (Fundo Monetário Internacional), Kristalina Georgieva, deveria "saber de tudo menos de economia", por ter insinuado que a economia do Brasil teria crescimento de apenas 0,8% em 2023.

"No meio de janeiro de 2023 a diretora-geral do FMI, que deve saber de tudo, menos de economia, ela foi me dizer que a economia brasileira iria crescer em 2023 apenas 0,8%. Eu disse pra ela: 'minha senhora, a senhora pode conhecer muito do FMI, mas não conhece do Brasil'", disse.

Brasília Hoje

Receba no seu email o que de mais importante acontece na capital federal

Em seguida, o presidente citou os dados da correção do crescimento do PIB brasileiro de 2023, publicado na terça-feira (3) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que mostrou um crescimento de 3,2%.

Lula e Georgieva se reuniram no Palácio do Planalto em março deste ano. O resultado do PIB divulgado na época já mostrava um crescimento de 2,9% em 2023.

Ao longo do ano, o presidente disse que queria encontrar com Georgieva para cobrar as projeções incorretas do FMI sobre o tema. Em entrevista em dezembro do ano passado, Lula afirmou sua vontade de se reunir com a diretora-geral do FMI, durante a realização da COP 28, para mostrar que as previsões do órgão estavam erradas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro