Novo primeiro secretário da Câmara, o deputado federal Carlos Veras (PT-PE) acredita que a relação do governo Lula com o Parlamento vai melhorar na gestão de Hugo Motta (Republicanos-PB).
Para Veras, Motta tem um perfil "acolhedor" que pode ajudar na interlocução da Câmara dos Deputados com o Palácio do Planalto.
"Hugo Motta sem sombra de dúvidas tem um perfil extremamente acolhedor. Arthur Lira tem o seu perfil e sempre teve uma relação boa com a gente aqui. São naturais em algum momento algumas dificuldades. Não tenho dúvidas de que vai melhorar a relação", diz.
Carlos Veras representa o PT na aliança robusta que se formou em torno de Hugo Motta. O pernambucano foi indicado pela bancada do partido para a vaga na Mesa Diretora. Como primeiro secretário, será responsável por administrar o Orçamento da Casa. A função é uma das mais cobiçadas pelos parlamentares.
O petista também avalia que uma eventual reforma ministerial no governo deve ter como objetivo, além de contemplar forças políticas, melhorar a eficiência da gestão.
Um dos nomes cotados para assumir um ministério é o da presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), que é cotada para a Secretaria-Geral da Presidência.
Uma eventual ida de Gleisi para a Esplanada tem ressalvas de aliados de Lula. Nesta semana, o senador Omar Aziz (PSD-AM) criticou a possível nomeação.
O petista Carlos Veras, por sua vez, diz que Gleisi pode contribuir com a articulação do governo. "Gleisi é um nome excelente para qualquer espaço. Se consolidar o nome dela como ministra, vai ajudar muito na relação com o Parlamento e os movimentos sociais."
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro