Defletores são acessórios para usar com o ar-condicionado, que podem ser encontrados tanto na variedade interna ou externa. No primeiro dos casos, o objetivo de componente é direcionar a saída de ar frio do aparelho dentro de casa. Já na parte de fora, a ideia é facilitar a exaustão de ar quente pela condensadora. Em ambas as situações, o produto pode garantir maior eficiência e menor consumo de energia — e até aumentar o conforto, no modelo interno.
Porém, apesar de ter vários benefícios, muitos usuários ainda não conhecem direito os motivos para comprar o acessório. Pensando nisso, o TechTudo listou seis razões para você investir num defletor para o seu ar-condicionado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/H/r/YwyPxySuAZUuJq0csAHw/defletor.png)
Veja os tópicos da matéria:
- Benefícios do defletor interno
- 1. Direciona o ar gelado para longe das pessoas
- 2. Distribui melhor o ar gelado
- 3. Diminui a conta de luz
- Benefícios do defletor externo
- 4. Evita a recirculação de ar por parte da condensadora
- 5. Essencial para quem instala a condensadora em lugares apertados
- Benefícios de ambos os defletores
- 6. Reduz o desgaste
1. Direciona o ar gelado para longe das pessoas
Um defletor interno acoplado ao ar-condicionado pode fazer com que o ar frio não se concentre sobre pessoas dentro do ambiente, algo que pode ser inevitável dependendo de onde o aparelho é fixado. A medida pode ser muito importante para quem sofre de problemas respiratórios.
Redirecionar o vento frio também pode garantir mais conforto para quem não gosta da sensação constante de um vento gelado incidindo sobre a pele. O ar-condicionado vai seguir funcionando e vai condicionar normalmente o ambiente na temperatura desejada, mas sem o vento frio concentrado nas pessoas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/U/u/N0YEJnRdaJcG4VPVUgqQ/defletor1.png)
2. Distribui melhor o ar gelado
Dependendo das características do aparelho e do ambiente, é possível que a ação do ar-condicionado tenda a concentrar o ar frio num ponto específico do cômodo, isso conforme o aparelho atua para baixar a temperatura para o nível determinado no termostato.
Usar um defletor pode contribuir para que a circulação de ar seja mais eficiente pelo ambiente. Dessa forma, você não vai sentir que uma área do cômodo fica muito mais gelada muito mais rápido que as demais, já que o ar será distribuído de maneira menos concentrada.
3. Diminui a conta de luz
Expandindo no assunto do tópico anterior, um defletor interno pode contribuir para funcionamento mais otimizada do ar-condicionado. Em outras palavras, isso significa que a temperatura irá atingir o nível desejado de forma mais rápida e gastando menos energia elétrica.
O raciocínio é simples: se o ar-condicionado com defletor consegue circular o ar frio de forma melhor distribuída pelo ambiente, a tendência natural é que ele atinja a temperatura desejada de forma mais rápida. A consequência é um alívio de estresse sobre o equipamento, reduzindo potencialmente o consumo e diminuindo custos de operação.
Benefícios do defletor externo
4. Evita a recirculação de ar por parte da condensadora
A unidade condensadora do seu sistema de ar-condicionado troca o calor capturado no ambiente com o mundo externo e, ao fazer isso, acaba liberando ar quente. Nesse sentido, a presença de um defletor pode ajudar a direcionar esse volume de ar aquecido para longe do equipamento, evitando o fenômeno da recirculação.
Isso ocorre quando ar quente liberado pela máquina acaba recapturado pela condensadora. Dessa forma, a troca de calor por parte da unidade é dificultada, fazendo com que o condensador precise trabalhar com maior intensidade, o que eleva o desgaste do sistema e aumenta o consumo de energia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/3/e/lwvZnbQh2Eicem2Nf6Gg/defletor-eletrolux.png)
5. Essencial para quem instala a condensadora em lugares apertados
Em ambientes mais apertados, a condensadora pode apresentar dificuldade em capturar ar exterior mais frio por conta da falta de espaço. Com o tempo, uma bolsa de ar quente liberado pela unidade acaba se formando, criando o cenário ideal para a recirculação citada anteriormente.
Em ambientes como corredores, varandas e sacadas, é comum que o uso de um defletor seja fundamental. Algumas marcas, como a Midea, apresentam uma linha de defletores projetados para encaixar diretamente nas suas condensadoras, prevendo justamente esse tipo de situação.
Benefícios de ambos os defletores
Em qualquer dos dois modos — externo e interno — um defletor pode atuar para fazer com que seu ar-condicionado dure mais. Externamente, o acessório pode facilitar a operação do compressor na hora de captar ar ambiente para, então, realizar a condensação do fluido refrigerante do aparelho. Se o componente atua em menor intensidade para realizar a mesma quantidade de trabalho, ele gasta menos energia e sofre menos desgaste.
Internamente, a evaporadora — a parte interna do ar-condicionado — também trabalha menos para atingir um mesmo resultado do que trabalharia sem o defletor. Nesse cenário, o acessório contribui para reduzir seus custos de operações em duas frentes: no consumo elétrico e também no desgaste do equipamento.
🎥 O que gasta mais energia: ventilador ou ar-condicionado?
O que gasta mais energia: ventilador ou ar-condicionado?
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro