1 dia atrás 2

Gemini Google: 5 recursos da IA para usar no Gmail

O Gemini Google oferece diversos recursos de inteligência artificial integrados ao Gmail do Google. Usuários podem se beneficiar com as funções de resumo e escrita de e-mail do zero, obter sugestões de respostas para conversas trocadas, encontrar diversas informações de e-mails anteriores e ter um guia com as próximas etapas para as interações.

A IA está disponível por meio de uma assinatura do Google One no valor mensal de R$ 96,99. Outra opção é pelo Google Workspace, por valores mensais a partir de R$ 32,72. O acesso à ferramenta pode ser feito por meio de textos personalizados ou de comandos disponíveis diretamente em seu painel de uso. Abaixo, confira cinco recursos do Gemini para testar no seu Gmail.

 Reprodução/Millena Borges Integração de IA do Google pode facilitar a vida de usuários do Gmail — Foto: Reprodução/Millena Borges

A integração do Gemini com o Gmail fornece recursos muito úteis, como o de resumo de e-mail. A ferramenta pode ser utilizada de três maneiras: caso o painel lateral do Gemini esteja aberto, basta clicar em “Qual é o assunto deste e-mail?” para obter o resumo. Outra forma é com um toque no campo “Resumir este e-mail”, que aparecerá na parte superior de uma conversa. Por fim, também é possível resumir um e-mail digitando o texto “resumir este e-mail” em uma conversa com o chatbot.

 Reprodução/Gisele Souza Gemini no Gmail conta com recurso de resumo de e-mail para usuários — Foto: Reprodução/Gisele Souza

Sugerir respostas por e-mail

O Gemini Google também traz mais praticidade com o recurso de sugestão de respostas por e-mail, que cria textos automáticos inspirados no histórico de conversas. Para utilizar a função, é preciso abrir uma conversa de interesse, em seguida clicar em “Pedir para Gemini” e tocar no campo “Sugerir uma resposta”, localizado na parte lateral do painel. Também é possível pedir sugestões de respostas personalizadas digitando.

 Reprodução/Gisele Souza Sugestão de respostas podem ser obtidas com o Gemini no Gmail — Foto: Reprodução/Gisele Souza

A inteligência artificial também conta com recursos mais avançados de escrita para o Gmail, como a própria criação de um e-mail do zero. Desta forma, usuários podem contar com o recurso criativo de forma rápida e personalizada. Ao abrir o campo de escrita para o e-mail, é possível encontrar uma ferramenta com um ícone de lápis mágico, no canto superior da tela. Após clicar nele, será possível encontrar a opção “Quero ajuda para escrever”. Basta digitar os tópicos necessários para a conversa, como uma data para entrevista de emprego ou uma reunião que a ferramenta produzirá um e-mail completo.

 Reprodução/Gisele Souza Emails podem ser escritos do zero por meio do Gemini no Gmail — Foto: Reprodução/Gisele Souza

A ferramenta de listar próximas etapas do Gemini no Gmail é interessante para saber quais são as ações necessárias a serem feitas a partir de uma troca de conversas. A IA consegue analisar os tópicos discutidos e apontar o que é preciso ser feito pelos envolvidos no bate-papo com precisão. Para utilizar a função, basta clicar em “Listar próximas etapas”, ou, no painel lateral, tocar no campo “Pedir para Gemini” e, em seguida, digitar a solicitação textualmente. É válido reforçar que a função lista exatamente, na ordem, todas as tarefas a serem cumpridas.

 Reprodução/Gisele Souza É possível pedir ao Gemini para listar próximas etapas em conversas do Gmail — Foto: Reprodução/Gisele Souza

Encontrar informações de e-mails anteriores

Outra possibilidade bastante útil, oferecida pelo Gemini no Gmail, é a busca por informações de e-mail anteriores. Com esta função é possível encontrar conversas trocadas com determinado usuário ou até mesmo anexos enviados em e-mails antigos. Além disso, o usuário pode encontrar com facilidade reservas, voos, agendamento de consultas médicas, entre muitas outras possibilidades. Para utilizar a função, clique no campo de conversa com o Gemini e digite a informação ou termos relacionados.

 Reprodução/Gisele Souza Gemini facilita encontrar conversas anteriores no Gmail — Foto: Reprodução/Gisele Souza

Veja também: DeepSeek: conheça modelo de IA da China que pode superar o ChatGPT

 conheça modelo de IA da China que pode superar o ChatGPT

DeepSeek: conheça modelo de IA da China que pode superar o ChatGPT

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro