1 semana atrás 2

Mercadante diz a Haddad que BNDES precisará de mais dinheiro

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante, afirmou nesta quarta-feira (30) que a instituição está com o pé no acelerador e brincou com o ministro Fernando Haddad (Fazenda) pedindo mais recursos.

"Estamos muito adiantados na nossa meta [do plano voltado à indústria]. E, Haddad, vamos precisar de mais dinheiro. Estamos com o pé no acelerador", afirmou Mercadante durante discurso no Palácio do Planalto com a presença do presidente Lula (PT) e do ministro.

Mercadante exaltou diferentes números do banco, dizendo que hoje a instituição empresta mais à exportação do que o observado nos últimos seis anos.

Fontes afirmam que as linhas de financiamento criadas pelo banco para o plano Nova Indústria Brasil, lançado neste ano pelo governo, não deverão aumentar ainda em 2024 caso sejam esgotadas. Uma discussão sobre mais recursos, por isso, deve se voltar ao ano que vem em diante.

Neste ano, o BNDES já aprovou R$ 62,7 bilhões em empréstimos ligados ao Nova Indústria Brasil, de acordo com dados do site do banco. O governo anunciou hoje que Caixa também vai participar do plano, mas sem recursos do Tesouro e a preços de mercado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro