Outilier AI é uma startup especializada em aperfeiçoar dados de grandes modelos de linguagem de inteligência artificial (IA). Para isso acontecer em grande escala, a plataforma contrata profissionais de diversas países e áreas do conhecimento para serem rotuladores de dados. Na prática, a função exige que os prestadores de serviços identifiquem possíveis prompts e respostas que violam a ética ou incitam algum tipo de violência e, depois, reconstruam o conteúdo que o chatbot deve gerar.
Apesar do salário supostamente competitivo, o serviço pode afetar a saúde mental dos profissionais contratados que, em muitos casos, não contam com o apoio psicológico da empresa. Além disso, ex-funcionários da companhia entraram com ações judiciais para reivindicar reparações trabalhistas, como compensação de horas extras e condições de trabalho que afetaram a saúde mental. A seguir, veja como a Outlier AI funciona, conheça as polêmicas e como identificar se uma plataforma de trabalho remoto não é segura.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/m/k/BH6Hn3SjyP7tGx9OK1fA/design-sem-nome-1-.jpg)
Outlier AI: o que é e como funciona?
Avaliada em mais de U$ 13,8 bilhões, a Outlier é uma startup que contrata profissionais em todo o mundo para treinar modelos de aprendizado de máquina. Com a promessa de oferecer trabalho remoto com salário competitivo, a empresa tem vagas para especialistas de diversas áreas do conhecimento, como Matemática, Química, Ciência de Dados, Codificação, Línguas, Escrita Criativa, entre outras.
Na prática, o criador do modelo de IA contrata o serviço da Outlier para aperfeiçoar seu desempenho. Para isso acontecer, os profissionais da Outlier rotulam dados, desde associar palavras a imagens até identificar prompts que são potenciais estímulos violentos ou perturbadores. O objetivo é amenizar a resposta real de um chatbot, para que ele não forneça instruções que incentivem práticas violentas, como suicídio, por exemplo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/g/R/4MrcCoR96y7ZfTuyXQng/image-64-.png)
Outlier AI é confiável? Entenda polêmicas
Alguns dos principais questionamentos que rondam a atividade da Outlier são a falta de proteção à saúde mental dos prestadores de serviços e o cumprimento de leis trabalhistas com os funcionários. Antes de entrar nas polêmicas, é importante ressaltar que a Outlier é uma subsidiária da Scale AI, empresa que já atendeu bigtechs como a OpenAI, criadora do ChatGPT, e a Microsoft, que fornece o Microsoft Copilot.
Apesar da relevância no mercado da tecnologia, a empresa tem enfrentado processos judiciais a respeito de práticas trabalhistas. Em janeiro de 2025, Amber Rogowicz, uma ex-funcionária da Outlier, entrou com uma ação judicial contra a Scale AI alegando que o pagamento realizado pela empresa (U$ 15 por hora) era menor que o salário mínimo da Califórnia (U$ 16 por hora), onde fica a sede da companhia. Além disso, Amber relata outros problemas, como receber somente a metade do expediente trabalhado, falta de pagamento de horas extras e compensação por dias de doença.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/l/0/Zb2Hj5QOCtrqKdig6SQA/design-sem-nome-2-.jpg)
Recentemente, uma ação judicial coletiva, movida por seis prestadores de serviços, acusa a Scale AI de não oferecer apoio psicológico diante das condições de trabalho, que foram prejudiciais à saúde mental. Os profissionais contratados precisavam rastrear e mitigar conteúdos perturbadores, por exemplo, como um prompt de texto para imagem com a descrição “homem colocando fogo em animal”.
O processo judicial explica que “aqueles que viram imagens de eventos traumáticos, como estupros, agressões a crianças, assassinatos e acidentes fatais de carro desenvolveram transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Algumas das imagens apresentadas aos prestadores pareciam retratar eventos da vida real e/ou foram percebidas como reais”.
O porta-voz da Scale AI comentou sobre a ação no portal The Register: “Embora alguns dos projetos [..] envolvam conteúdo sensível, não assumimos projetos que possam incluir material de abuso sexual infantil. Para dar suporte aos colaboradores que fazem esse trabalho importante, temos inúmeras salvaguardas em vigor, incluindo aviso da natureza sensível do trabalho, a capacidade de cancelar a qualquer momento e acesso a programas de saúde e bem-estar.”
Vale a pena trabalhar na Outlier AI?
É possível encontrar na Internet opiniões de profissionais que prestaram serviço para a Outlier ou que ainda trabalham para a startup. Em fóruns online como o Reddit e Quora, por exemplo, há relatos positivos e negativos sobre a startup.
No Quora, um profissional indiano alegou que foi fazer uma avaliação para treinar a plataforma com o idioma hindi — usado em países como a Índia, África do Sul e Cingapura — e, minutos depois, foi desclassificado do teste, sem nenhuma explicação. “Eles vão pedir para você fazer a avaliação e agir como se fosse muito fácil ganhar dinheiro. No entanto, depois que fizer, eles vão rejeitá-lo imediatamente. Estão basicamente usando você para treinar seus modelos de IA de graça. Denuncie esses golpistas”, escreveu o usuário.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/A/t/BKfg6fQB2KcNfTWtsNxA/image-63-.png)
No Reddit, um ex-prestador disse que trabalhar na Outlier é “perda absoluta de tempo” e que a startup “se concentra em atrair pessoas com diploma em TI e escrita que estão desempregadas e dispostas a aceitar uma posição com salário mais baixo”. No entanto, existem relatos positivos também. Um especialista que treina modelos de IA para tarefas de programação, elogiou o horário de trabalho flexível e o valor do pagamento. Já outro profissional escreveu que os “projetos são interessantes, mas que precisa se esforçar para se sair bem”.
Como identificar se uma plataforma de trabalho remoto é segura?
O trabalho remoto tem sido a escolha de profissionais que procuram flexibilidade de horário e oportunidades de freelancer sem comprometer o expediente principal. Na Internet existem diversas plataformas que oferecem trabalho freelance, como o 99Freelas e Workana, mas, diante de tantas opções, é necessário se atentar a alguns detalhes. Antes de compartilhar seus dados, é importante analisar a reputação da plataforma de trabalho remoto. Vale pesquisar o histórico no Reclame Aqui, Linkedin e outras redes sociais onde a empresa está presente.
Veja também: DeepSeek: conheça modelo de IA da China que pode superar o ChatGPT
DeepSeek: conheça modelo de IA da China que pode superar o ChatGPT
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro