Texugo admirando arte de Banksy e outras imagens vencedoras de prêmio internacional
Share this via
Article information
Author, Maddie Molloy
Role, BBC Climate & Science
Há 19 minutos
A foto de um texugo que parece admirar uma versão grafitada de si mesmo no estilo das obras de Banksy ganhou o prêmio People's Choice, de escolha popular, do concurso Wildlife Photographer of the Year de 2024, do Museu de História Natural de Londres.
Ele foi capturado em uma rua tranquila de St. Leonards-on-Sea, na Inglaterra, pelo fotógrafo britânico Ian Wood.
Ian havia notado texugos saindo de uma toca próxima para procurar restos de comida deixados para as raposas.
"Passei quase dois anos fotografando eles, e esta foto em particular surgiu como uma ideia. Achei que seria divertido ver se conseguiria fazer com que um texugo passasse por baixo dele [o grafite]", contou ele à BBC.
Ian vê uma mensagem mais profunda em sua foto sobre a polêmica relacionada ao abate de texugos.
O abate tem sido usado para conter a tuberculose bovina — os texugos são vetores da doença —, mas será encerrado dentro de cinco anos, na Inglaterra, como parte de uma mudança na política de combate à doença, informou o governo no ano passado.
Ian classificou o abate de texugos como "uma vergonha nacional".
"Eu trocaria esse prêmio imediatamente pela rescisão por parte do governo de todas as licenças de abate de texugos existentes", acrescentou.
As 25 imagens indicadas ao prêmio People's Choice, do concurso Wildlife Photographer of the Year, de 2024, receberam um número recorde de 76 mil votos de fãs de fotografia de vida selvagem e natureza ao redor do mundo.
Além da imagem vencedora, quatro outras finalistas receberam menção honrosa.
Todas as cinco imagens serão exibidas online e no Museu de História Natural de Londres até 29 de junho.
'Espinhoso', por David Northall (Reino Unido)
Um texugo-do-mel (ou ratel) ensanguentado, mas determinado, persegue um porco-espinho do Cabo em Botsuana.
Após uma rápida retirada para lamber suas feridas, o texugo voltou para terminar o serviço, e arrastou o porco-espinho de volta para sua toca.
'Nevasca', por Michel d'Oultremont (Bélgica)
Olhe bem de perto — você consegue ver o arminho?
Ele está sentado orgulhosamente na neve, misturando-se perfeitamente com o ambiente ao seu redor neste cenário nevado na Bélgica.
Michel d'Oultremont estava à procura de arminhos na neve há anos, fascinado pela forma como eles desaparecem na paisagem branca.
Depois de se cobrir com uma rede de camuflagem branca, ele teve esta oportunidade quando um arminho curioso saiu da sua toca na neve para verificar o território antes de sair para caçar.
'Na calada da noite', por Jess Findlay (Canadá)
Nesta foto impressionante, uma coruja-das-torres voa de um antigo celeiro para caçar nos campos perto de Vancouver, no Canadá.
Jess Findlay passou várias noites observando silenciosamente a coruja para conhecer seus hábitos, e preparou um feixe imperceptível que acionaria um flash quando ela levantasse voo.
Com uma velocidade lenta do obturador para capturar a luz ao redor, tudo se encaixou perfeitamente na décima noite, quando a coruja partiu para ação.
'Terra e Céu', por Francisco Negroni (Chile)
Esta foto incrível mostra uma nuvem lenticular dupla iluminada pela lava do vulcão Villarrica, no Chile.
Francisco Negroni visita o vulcão com frequência para monitorar sua atividade, sem saber nunca o que esperar.
Nesta viagem em particular, após 10 noites, ele capturou o brilho intenso da lava em erupção iluminando o céu em um espetáculo ardente e surreal.
As imagens impressionantes que também foram indicadas
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro