Muito usado no dia a dia, o micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais importantes em uma cozinha. Afinal, ele não apenas pode preparar pratos do zero, mas também descongelar alimentos e reaquecer sobras, garantindo versatilidade. No entanto, pelo uso constante na rotina, é fácil desenvolver hábitos que não necessariamente são benéficos para o aparelho – inclusive, alguns podem comprometer a eficiência, causar danos permanentes e até provocar acidentes.
Para evitar prejuízos e garantir que seu forno micro-ondas dure por muitos anos, o Techtudo preparou uma lista de cuidados que você precisa ter. Assim, você não vai precisar se preocupar com superaquecimentos, falhas nos componentes, curto-circuitos ou mesmo incêndios causados pelo aparelho. Confira!
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2021/h/2/fWvDFtREKhzAzxwAk8hQ/microondasmart-recursos.png)
O que não fazer com o micro-ondas?
Para manter a durabilidade e desempenho do seu micro-ondas, é preciso estar atento a uma série de hábitos. Entre eles, não colocar itens proibidos dentro do aparelho, ignorar a manutenção e configurar o tempo de preparo de maneira errada. Abaixo, veja que você não deve fazer ao usar o seu eletrodoméstico:
- Colocar objetos perto do aparelho
- Superaquecer líquidos
- Fechar a porta com força
- Colocar metal no micro-ondas
- Não limpar com frequência
- Deixar a comida destampada
- Encher o interior do aparelho
- Não ficar de olho no cozimento
1. Colocar objetos perto do aparelho
Para funcionar da melhor forma, o micro-ondas precisa de boa ventilação, o que inclui manter suas laterais e topo livres. Nesse sentido, é muito importante abandonar o hábito de colocar objetos em cima ou ao lado do aparelho, além de usar capas, pois isso pode fazer com que ele esquente mais do que deveria, causando superaquecimento. Também vale lembrar que o calor acumulado afeta não só o eletrodoméstico, mas também os objetos, que podem sofrer deformações ou até iniciar incêndios.
Além disso, o aparelho costuma trepidar durante o funcionamento, o que representa um risco para os itens apoiados sobre ele. Logo, xícaras, potes de vidro, livros e até pequenos eletrodomésticos podem tombar devido à vibração, causando o caos na sua cozinha. Por isso, mantenha a área ao redor do aparelho sempre livre e bem ventilada, garantindo que as saídas de ar não fiquem obstruídas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/y/K/NaVasvSx2bdipU6LEKng/motor-xpert-inverter-26-.jpg)
Líquidos no micro-ondas podem ficar mais quentes do que parecem, ultrapassando o ponto de ebulição sem que você perceba. Isso aumenta muito o risco de uma explosão repentina ao retirar o recipiente do aparelho, o que pode causar acidentes graves, como queimaduras. Para evitar esse perigo, prefira aquecer as substâncias em intervalos curtos, mexendo de tempos em tempos, e use um recipiente não metálico para garantir uma boa distribuição do calor. Outra dica interessante é colocar um palito ou uma colher de madeira no pote para ajudar a quebrar as bolhas de ar.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/9/N/2mcB1fSmynuplU32OKkw/casual-girl-using-microwave-heat-cup.jpg)
3. Fechar a porta com força
Bater a porta do micro-ondas é sempre uma má ideia, afinal, isso pode danificar os sensores de travamento e as borrachas de vedação, impedindo o funcionamento seguro do aparelho. Por isso, na hora de fechar o eletrodoméstico, não aplique muita força e preste atenção no que está fazendo. Se tiver dificuldade para encaixar a porta, verifique se há sujeira acumulada nas dobras da borracha ou se algo está desalinhado.
4. Colocar metal no micro-ondas
Colocar objetos metálicos no micro-ondas é um dos erros mais perigosos que alguém pode cometer. Isso porque o metal reflete as ondas eletromagnéticas, bloqueando a absorção do calor pelo alimento e acumulando energia, o que pode gerar faíscas. Essas, por sua vez, podem causar curtos-circuitos, danificar componentes internos e até provocar incêndios.
Por isso, lembre-se: nada de colocar talheres, panelas de metal, recipientes com detalhes dourados ou prateados, e papel alumínio no micro-ondas. Também preste atenção em embalagens de produtos industrializados, que podem ter partes metalizadas, como letras prateadas, lacres internos ou rótulos aluminizados. Se tiver dúvidas, troque o alimento para um recipiente de vidro, cerâmica ou plástico compatível com o aparelho.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/r/h/NLnloATtm1eAAe5gPVqA/micro-ondas.webp)
5. Não limpar com frequência
Nem sempre sobra tempo ou disposição para limpar o micro-ondas, mas, por mais chato que pareça, esse cuidado é muito importante. Afinal, resíduos de comida e gordura acumulados dentro do aparelho podem queimar, causando cheiro ruim e até alterando o sabor dos próximos pratos. Além disso, algumas partículas podem comprometer o funcionamento do micro-ondas e, em casos extremos, gerar incêndios.
Por isso, vale a pena fazer uma limpeza rápida após cada preparo, além de programar uma higienização mais profunda a cada 15 dias. Se quiser saber como deixar o seu aparelho impecável, veja o passo a passo nesta matéria do TechTudo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/w/5/IfjpqKTk2QOkQSaYQgAg/lave-a-pia-com-uma-esponja-umida-e-sabao-entregue-uma-luva-domestica-com-uma-esponja-limpeza-umida-da-casa-limpeza-do-encanamento-631274-1056.jpg)
6. Deixar a comida destampada
Aquecer comida sem tampa não é uma boa ideia, já que, além da sujeira, os respingos podem prejudicar o funcionamento do aparelho. Além disso, alguns alimentos podem explodir por conta do acúmulo de vapor, causando ainda mais bagunça. Para não ter essa dor de cabeça, sempre use uma tampa — de preferência, com pequenos furos ou levemente aberta para permitir a liberação do calor.
7. Encher o interior do aparelho
Colocar muita coisa no micro-ondas de uma vez pode atrapalhar o aquecimento, já que as ondas não distribuem bem e a comida pode esquentar de maneira deisgual. Ainda, recipientes muito grandes podem travar o prato giratório e prejudicar o funcionamento do aparelho. Assim, aqueça os alimentos em pequenas porções e organize-os bem dentro do micro-ondas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/D/A/jZxcDsQly19YAjW0KqfA/micro-ondas-3.jpg)
8. Não ficar de olho no cozimento
Ignorar o cozimento dos alimentos no micro-ondas pode ser muito perigoso. Alguns ingredientes e recipientes podem reagir de forma inesperada ao calor intenso, resultando em superaquecimento, fumaça e até mesmo incêndios. Para mais, alimentos com alta concentração de líquidos podem ferver repentinamente e transbordar, causando sujeira e dificultando a limpeza do aparelho.
Certos alimentos exigem ainda mais atenção. Batatas e salsichas, por exemplo, podem explodir devido ao acúmulo de vapor se não forem perfuradas antes do aquecimento. Já alimentos ricos em gordura ou açúcar, como pipoca, chocolate e molhos espessos, aquecem rapidamente e podem queimar se o tempo for mal ajustado.
Para não lidar com esses problemas, monitore o tempo de cozimento e ajustar a potência conforme necessário. Sempre que possível, faça pausas para mexer os alimentos, garantindo um aquecimento por igual.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/U/l/8QoywmTJyOV90etGaiAQ/microwave-oven-isolated-white.jpg)
Com informações de Huffpost e Appliance City.
🎥 Vídeo: Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular
Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro