4 horas atrás 1

Rubinho Nunes propõe projeto que limita desfile dos blocos de rua em SP

O vereador Rubinho Nunes (União Brasil) apresentou um projeto de lei para que a população possa conceder autorização ou não para os blocos de rua desfilarem em São Paulo.

Hoje, a prefeitura é quem define quais vias públicas podem ser utilizadas pelos foliões.

Escanteado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) por ter apoiado Pablo Marçal na eleição de 2024, Rubinho diz que a proposta visa atender a população "atingida pelas incomodidades das festividades momescas".

Pela proposta, Rubinho estipula que a prefeitura, antes de liberar as vias públicas para os desfiles, faça uma consulta aos moradores e comerciantes naquela determinada região. A consulta, de acordo com o vereador, deverá contemplar as ruas adjacentes ao percurso do bloco.

A via só poderá ser utilizada pelos foliões com a aprovação da maioria simples —50% mais um dos entrevistados.

"O impacto dos bloquinhos para os moradores é gigantesco. Sujeira, mobilidade e segurança principalmente. Nada mais justo que as pessoas impactadas tenham o poder de decidir sobre a realização destes eventos", diz Rubinho.

"O cidadão suporta o peso de nossa cidade com altos impostos, ele deve ser respeitado e ter o poder de escolha para eventos na porta de suas casas", completa o vereador.

Caso o projeto seja sancionado pelo Executivo, a regra não passará a valer no Carnaval deste ano. A consulta popular, no caso, deverá ocorrer em até 60 dias antes do desfile.

Neste ano ano, o Carnaval de rua de São Paulo reuniu 767 blocos inscritos neste ano, o número mais alto desde 2020, quando a cidade registrou o recorde de 644 interessados. Há previsão de 860 desfiles entre 22 de fevereiro e 9 de março.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro