A plataforma Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, bateu a marca de 100 mil alertas de bloqueios emitidos, segundo dados da pasta.
O ministério informou que, desde dezembro de 2023, houve 107.306 alertas de bloqueios, sendo que 49.372 foram por roubo e 34.711 por furto. Até agora, 2,45 milhões de brasileiros já se cadastraram no programa.
A mais recente atualização, de dezembro do ano passado, permitiu às vítimas bloquear somente os aplicativos financeiros e as linhas telefônicas, mantendo a possibilidade de habilitação do aparelho com um novo chip.
A segunda etapa dessa atualização, chamada de Modo Recuperação, busca possibilitar que o ministério envie periodicamente um relatório com informações sobre a habilitação de novos chips em aparelhos com restrição às Secretarias de Segurança Pública locais. Com isso, Polícia Civil do local poderia fazer ações para recuperar o telefone.
Desde dezembro, o Modo Recuperação foi ativado 2.880 vezes, com 4.399 bloqueios totais.
"Seguimos trabalhando com todo o empenho para melhorar o Celular Seguro e ampliar a rede de parceiros. Essa integração com estados, instituições e entidades que atuam no setor é fundamental para o sucesso das medidas", afirmou o secretário-executivo do ministério, Manoel Carlos de Almeida Neto.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro